Braga Destaque Região Vila Verde

Exercício aéreo de baixa altitude alarma habitantes em Barcelos, Braga e Vila Verde

Fernando André Silva

Voos rasantes de dois aviões C-130H estão a ser treinados durante esta manhã em um exercício da Força Aérea Portuguesa na região de Braga.

Desde as primeiras horas desta manhã que estes dois aviões, que descolaram da Base Aérea do Montijo, praticam exercícios aéreos nos céus da região de Braga.

A passagem destes aviões com quatro turbopropulsores cuja função principal é a de transporte aéreo nas forças armadas, não deixou indiferente populares em Braga, Vila Verde e Barcelos, havendo já vários registos vídeo nas redes sociais.

Este exercício de baixa altitude prende-se com uma série de exercícios aéreos levados a cabo pela Força Aérea Portuguesa e pelo Exército Português de forma a treinar para cenários de catástrofe.

A Força Aérea Portuguesa possui três C-130H-30, versão que resulta do alongamento do C-130H, pela introdução na fuselagem de dois anéis, que aumentam o comprimento total da aeronave em 4,572 m, o que lhe confere maior capacidade volumétrica sem lhe alterar significativamente a “perfomance” básica.

Com o C-130H-30 podem também ser evacuados até 97 feridos ou doentes.

 

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista