Destaque Vila Verde

“Limões pata de galinha” são atração em Aboim da Nóbrega

© FAS / Semanário V
Fernando André Silva

Um limoeiro situado no quintal de Céu Calheiros, habitante do lugar de Chão, em Aboim da Nóbrega, concelho de Vila Verde, virou atração devido ao formato inusitado de vários dos limões produzidos pela árvore.

Grande parte do fruto do limoeiro sai com um formato similar a patas de galinha e outros com o formato de mão humana. Como explicou a produtora ao Semanário V, esta foi a primeira vez que aconteceu saírem limões com este formato, não sabendo, no entanto a causa deste fenómeno recente.

Em tom de brincadeira, alguns populares daquela freguesia, que visitam o limoeiro, perguntam se não haverá “um cemitério de galinhas” ao redor da árvore. Brincadeiras à parte, uma das prováveis causas para o “defeito” dos limões passam por haver cruzamento com uma espécie de limão chamado “mão de buda”, cujos limões possuem “dedos” finos e esticados. Este tipo de limão não possui sementes nem sumo e é bom para chás, aromatizar bebidas ou perfumar ambientes.

Céu Calheiros garante, no entanto, que os limões são para consumo e não nega uma “saquita” como oferta à vizinhança, mas não pensa em comercializar o fenómeno que encantou habitantes durante a tarde desta sexta-feira.

Também na freguesia de Sabariz, em Vila Verde, há relatos de um limoeiro que dá fruto de formato idêntico, conforme fotografia enviada para a nossa redação por Isabel Martins.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista