Braga Destaque

Hospital de Braga discute estratégias de avaliação e intervenção nos maus tratos a crianças e jovens

II Curso Aaliação e Intervenção nos Maus Tratos em Crianças e Joens do NHACJR do Hospital de Braga
Redação
Escrito por Redação

O Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco (NHACJR) do Hospital de Braga organizou a segunda edição do Curso de Avaliação e Intervenção nos Maus Tratos em Crianças e Jovens. A iniciativa teve como objetivo a reflexão sobre estratégias de intervenção interdisciplinares e interinstitucionais, no sentido de apresentar aos profissionais formas de agir assertivamente perante situações de maus tratos.

Henedina Antunes, coordenadora do NHACJR do Hospital de Braga, aponta a “prevenção” como palavra de ordem nesta temática e afirma a vontade de “focalizar, em Braga, os esforços que têm contribuído para que Portugal seja, segundo a UNICEF, um dos melhores países em termos de segurança e crescimento para as crianças”. No seguimento, Alberto Bessa Peixoto, Diretor Clínico do Hospital de Braga, realça o “especial agrado com que o Hospital apoia este tipo de iniciativas, pois inscrevem-se na sua estratégia geral de intervir nas grandes questões de ordem social”.

Teve, ainda, lugar um debate sobre temas atuais e alusivos à saúde física e mental das crianças e jovens, onde foi discutido o papel e os desafios das instituições de ensino na proteção das crianças, os mecanismos subjacentes à audição de crianças e adolescentes maltratados e, ainda, os impactos da violência doméstica nos mais novos.

O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre profissionais de saúde, profissionais de educação e estudantes.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação