Destaque Vila Verde

Mais de 2.200 pessoas caminharam em Aboim em 2018

Fernando André Silva

Foram 2.235 pessoas que percorreram os trilhos pedestres da Nóbrega e do Fojo do Lobo, em caminhadas que decorreram na freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar durante o ano de 2018. Esse número, que consiste nas caminhadas organizadas pelo parque de campismo local, inclui ainda pedestres que percorrem o trilho equestre do Vade que conheceu ainda a visita de perto de uma centena de cavaleiros durante todo o ano.

Em números avançados em exclusivo ao Semanário V pela organização das caminhadas, a cargo do Parque de Campismo Rural de Aboim da Nóbrega, é possível verificar que houve um aumento de 55% em relação a 2013, ano em que começaram estas caminhadas. Já em 2014, foram registadas 1.534 participantes enquanto em 2017 passaram 2.180 caminhantes por terras de Aboim.

Ao Semanário V, Domingos Costa, zelador do parque de campismo local e dinamizador destas caminhadas, aponta que o mais procurado é o trilho da Nóbrega, com 14 quilómetros, e que percorre os caminhos rurais e florestais da freguesia de Aboim da Nóbrega. Segue-se o trilho do Fojo, que passa também em Gondomar e na freguesia de Valdreu, tem dez quilómetros. Refere ainda que o trilho da Rota Mixões da Serra, para praticantes de BTT, registou meia centena de participantes. O número de caminheiros será ainda maior, uma vez que há várias pessoas a fazê-los de forma não oficial.

Os trilhos estão inseridos na rede municipal de trilhos do Município de Vila Verde e os desdobráveis com os mapas estão disponíveis no site da Câmara para download. Todos os trilhos têm início e fim no parque de campismo, mediante inscrição prévia, dando o mesmo parque todo o apoio necessário aos turistas caminhantes, oferecendo duche sem qualquer pagamento.

Em declarações ao V, Domingos Costa refere que “sempre que a disponibilidade permite, os trilhos são mostrados aos turistas com direito a visita guiada”. O organizador deixa ainda o apelo para os amantes “da natureza, do sossego e da boa gastronomia” não deixarem de visitar Aboim da Nóbrega e o parque de campismo local.

Armando Carriça é outro dos dinamizadores das caminhadas

Armando Carriça não tem qualquer ligação direta com o parque de campismo, mas é outro dos principais dinamizadores das caminhadas, servindo muitas vezes como guia, alternando ou em conjunto com Domingos Costa.

A residir em Ponte de Lima, este aboinobrense costuma habitualmente levar turistas belgas e norte-americanos a passear pelos trilhos da Nóbrega e também inserindo-os na comunidade local através das tradições como a malhada do centeio ou o fabrico do pão.

Em conjunto com uma empresária belga, os turistas passam alguns dias em Aboim da Nóbrega e Gondomar, interagindo com a natureza e com os seus habitantes.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista