Destaque

Mês do Romance. O Cais de Gaia apaixonou-se pela marca Namorar Portugal

Redação
Escrito por Redação

Os produtos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados da tradição vilaverdense estão a conquistar corações no Cais de Gaia. Pela primeira vez, o Cais de Vila Nova de Gaia recebeu a programação Fevereiro Mês do Romance, que está a percorrer os mais emblemáticos pontos turístico-culturais do país.

A iniciativa é intitulada ‘Namorar Portugal no Coração do Cais de Gaia’ e está inserida na vasta programação do Município de Vila Verde. Durante os dois dias, 26 e 27 de janeiro, a marca do Município de Vila Verde apresentou aos habitantes locais e turistas um leque diversificado de atividades. Workshops, espetáculos musicais, exposição de produtos Namorar Portugal e mostras temáticas, tudo com entrada gratuita. O espaço estará à disposição dos visitantes até às 19h00 deste domingo.

A enorme tenda instalada à beira-Douro é um regalo para a vista. Há, ainda, uma exposição de produtos Namorar Portugal e vários elementos da tradição vilaverdense, numa aposta contínua de promoção da genuína cultura local. Para completar, está exposta uma mostra relativa ao ciclo do linho, com as alfaias utilizadas tradicionalmente no processamento da planta da qual se extraem as fibras para os panos de linho em que se bordavam os Lenços.

Os visitantes podem conhecer melhor, provar e adquirir os mais diversificados produtos (artesanato, calçado, vestuário, acessórios de moda, agroalimentares, merchandising…). Tudo isto sob um teto coberto por guarda-chuvas coloridos.

O proprietário do espaço, Carlos Ferreira, revelou a vontade de voltar a repetir a iniciativa, “e que no próximo ano seja em Gaia a abertura do Mês do Romance”.

O vereador do Município de Vila Nova de Gaia Valentim Miranda também marcou presença na cerimónia de inauguração, este sábado, e deixou rasgados elogios ao projeto. “A marca Namorar Portugal é algo importante, traz romance ao Cais de Gaia e a Vila Nova de Gaia, que é uma cidade que está na moda. O Mês do Romance é uma iniciativa altamente valorizada que vai certamente ter sucesso por onde passar”, referiu, sublinhando que há vantagens a vários níveis, com destaque à importância económica.

Por sua vez, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, destacou a importância do conceito da marca Namorar Portugal, que se encaixa na estratégia desenvolvida para a região do Douro, afirmando que esta é uma valorização “do nosso território e da nossa cultura, transformando-os em âncoras para o desenvolvimento e para o crescimento”.

A marca conta já com um total de 70 parceiros (produtores) de vários pontos do país e milhares de produtos no mercado.

O Mês do Romance prossegue até ao próximo dia 03 de março com iniciativas diárias distribuídas um pouco por todo o país e com maior incidência no concelho de Vila Verde. Workshops, saraus, música, poesia, dança, desfiles de moda, atividades de natureza, apresentação de novos Produtos Namorar Portugal… “Tentámos criar um programa rico e diversificado para ir ao encontro de todos os gostos e faixas etárias”, rematou Júlia Fernandes.

 

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação