Destaque

Vai andar na estrada? Proteção Civil alerta para inundações e lençóis de água

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) deixa o alerta para os dias de hoje e amanhã devido à chuva persistente, que já motivou um aviso amarelo por parte do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

Existe uma forte possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundações devido ao agravamento das condições meteorológicas durante esta quarta-feira.

No que diz respeito à condução rodoviária, a ANPC recomenda prudência aos automobilistas e alerta para “piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água”, para além de acumulação de águas pluviais e insuficiências nos sistemas de drenagem.

A ANPC prevê também inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem bem como a obstrução de vias de circulação por queda de árvores, deslizamento ou desabamento de terras, pedras ou outras estruturas.

Como medidas preventivas, a ANPC apela à população para garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e para não atravessarem zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

A adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, a retirada das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens e a colocação de animais em locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas que serão provavelmente inundáveis são outros conselhos da Proteção Civil.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo