Destaque País

Portugal está disponível para receber refugiados do barco Sea Watch 3

Sea Watch III © sea-watch
Redação
Escrito por Redação

O navio Sea Watch III encontra-se, neste momento, em Itália com 47 migrantes a bordo e Portugal diz estar disponível para acolher até 10 migrantes.

Trata-se de um navio da organização não-governamental (ONG) alemã Sea Watch que resgatou migrantes, há 13 dias, na Líbia e que deverão ser realocados em países europeus. Portugal já manifestou disponibilidade para acolher um certo número.

Tal como tem acontecido em todas as situações de emergência que resultam de resgates no Mediterrâneo, Portugal assume, desta forma, o seu compromisso de solidariedade e de cooperação europeia em matéria de migrações.

Em 2018, chegaram a Portugal 86 pessoas, na sequência de resgates dos navios.

Além disso, ontem, chegaram ao nosso país 8 pessoas provenientes do Sudão e da Síria, que se juntam às 56 acolhidas nos últimos dois meses.

Foram acolhidos pela Cruz Vermelha Portuguesa de Coimbra e pelo Conselho Português para os Refugiados, e fazem parte de um grupo de pessoas refugiadas, candidatas à reinstalação em Portugal. Nos próximos meses chegarão novos grupos de pessoas que integraram esta primeira missão de seleção.

Portugal tem sido reconhecido nacional e internacionalmente pelo contributo que tem dado na resposta a este desafio que se coloca à Europa.

Com o Programa de Recolocação da União Europeia, Portugal acolheu, de dezembro de 2015 a março de 2018, 1552 refugiados, distribuídos por 99 municípios.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação