Destaque Vila Verde

Vêm aí 40 lombas e passadeiras elevadas para Vila Verde

Passadeira elevatória sem marcação © FAS / Semanário V
Fernando André Silva

O anúncio foi feito a 28 de setembro de 2018, durante uma Assembleia Municipal, conforme noticiado então pelo Semanário V. Vila Verde terá 40 lombas e passadeiras elevadas a propósito da nova ciclovia que atravessa o centro do concelho.

Como explicou na altura António Vilela, trata-se de uma rede de passadeiras que estavam previstas no projeto inicial da ciclovia que pretendem “melhorar a circulação com mobilidade condicionada e a segurança rodoviária”.

Passadeira elevatória sem marcação © FAS / Semanário V

As primeiras passadeiras elevadas junto aos estabelecimentos de ensino já foram instaladas, assim como no centro de Vila Verde, entre a zona de Pedome e a Câmara Municipal. Outras serão criadas em “zonas de maior velocidade e perigo para peões e ciclistas”.

“Isto não são opções avulso como parecem fazer crer. São estratégias definidas pelo executivo para a mobilidade sustentável em Vila Verde”, disse.

No entanto, as novas passadeiras elevadas junto à Câmara Municipal têm levantado várias críticas de automobilistas, não só por ainda não estarem sinalizadas como por, aparentemente, estarem demasiado altas, com alguns carros a sofrerem toques à passagem da mesma.

Também o único sinal a alertar para a existência de uma lomba, de quem vem no sentido Vila Verde – Braga, na passadeira junto à Escola de Condução Bela Vista, está parcialmente tapado por um anúncio publicitário.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista