Vila Verde

Utentes da Santa Casa de Vila Verde animam Dia Mundial do Puzzle

Redação
Escrito por Redação

O Dia Mundial do Puzzle encaixa-se no calendário anual a 29 de janeiro, e foi criado em 1995 nos Estados Unidos da América pelas empresas de jogos com o objetivo de promover este tipo de jogo no país. Entretanto, a data espalhou-se pelo mundo.

Com a evolução da tecnologia, existem Puzzles 2D e 3D, cubo de Rubik, puzzles de 100, 500 ou 1000 peças, palavras cruzadas, sudoku, existem diferentes tipos de puzzles para testar a capacidade de resolução de problemas. O primeiro quebra-cabeça foi criado por volta de 1760, por um cartógrafo britânico chamado John Spilsbury, que montou um mapa em madeira e serrou à volta de cada país individual. A construção de Spilsbury começou como uma distração, mas acabou por ajudar no ensino da Geografia, incluindo o ensino do príncipe de Inglaterra.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde não deixou passar em claro este dia. Na Unidade de Prado os utentes divertiram-se na contrução de puzzles, estimulando também os sentidos e a sua capacidade de interacção.

Na UCCI Longa Duração o dia foi dedicado à construção de um puzzle especial. A equipa de animação preparou um puzzle em forma de fotografia da equipa da unidade, e os utentes construíram esse puzzle, fomentado os laços entre utentes e equipa e acima de tudo passando momentos felizes que ajudam a combater os momentos menos felizes.

“Uma ideia genial da nossa equipa. Os nossos utentes adoraram esta iniciativa e já falam em mais puzzles para construírem. Sabemos como é importante para os nossos doentes e utentes estas iniciativas de diversão, e graças à nossa fantástica equipa os nossos queridos utentes e doentes têm sempre uma mão amiga”, refere o provedor Bento Morais.

Este dia está cada vez mais implementado no mundo inteiro dada a importância dos puzzles na aprendizagem e no quotidiano principalmente das crianças.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação