Braga Destaque

TUB renova a frota de veículos com a aquisição de 32 novos autocarros eco sustentáveis

TUB © CM Braga
Redação
Escrito por Redação

O Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) aprovou a candidatura dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) para a renovação da sua frota de veículos de serviço público. A candidatura viabiliza um investimento de 10 milhões de euros para a renovação da frota.

Submetida em outubro de 2018 ao 2.º aviso do programa para a aquisição de veículos eficientes e eco sustentáveis, a candidatura enquadra-se na estratégia definida pela empresa municipal, que pretende contribuir para a descarbonização da cidade.

O investimento, que ascenderá os 10 milhões de euros, vai contar com a comparticipação do Fundo de Coesão em cerca de 3,6 milhões de euros, o qual irá permitir a aquisição de 32 autocarros com superior eficiência e eco sustentabilidade, assegurando os melhores níveis de sustentabilidade e performance ambiental dos serviços prestados no transporte coletivo de passageiros em Braga.

Esta candidatura, para além do investimento na aquisição de autocarros, inclui, também, a realização de um investimento em infra-estruturas, designadamente a implementação de uma estação de abastecimento de GNC e a instalação de novos postos de carregamento dos veículos elétricos.

Assim, os TUB seguem rumo à concretização dos objetivos esperados até 2020, entre os quais se destacam os ganhos ambientais, a redução da idade média da frota de autocarros, atualmente nos 18 anos, e a possibilidade de continuar a promover de forma eficiente a mobilidade sustentável no concelho.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação