País

Vila Galé está à procura dos melhores chefs de Portugal

© DR
Redação
Escrito por Redação

A Vila Galé quer descobrir os melhores chefs de Portugal e, para isso, o segundo maior grupo hoteleiro português acaba de lançar o concurso “Jovens Cozinheiro Vila Galé”.

O objetivo é descobrir talentos e divulgar a gastronomia de inspiração regional. O concurso destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos com formação em cozinha, que receberão um contrato de trabalho num dos hotéis do grupo e uma semana de férias. O vencedor ganha, ainda, 1.000€.

A iniciativa está dividida em etapas regionais (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve e Madeira) e uma etapa final nacional. Divide-se, ainda, em várias fases. A primeira prolonga-se até 31 de março, período no qual os candidatos devem apresentar currículo e duas receitas: uma de prato principal de peixe e uma de prato principal de carne. As receitas propostas devem ter em conta uma confeção sustentável, os sabores e as tradições regionais, mas também a inovação e o custo moderado dos ingredientes. Terão também de incluir azeite Santa Vitória, uma marca Vila Galé.

A segunda fase, de 1 a 30 de abril, consistirá na seleção dos seis melhores candidatos de cada região, que serão, depois, chamados em maio para prestar provas regionais, onde terão de pôr em prática as suas receitas na presença do júri. De seguida, os pratos serão apresentados ao público num jantar a realizar num hotel Vila Galé. O público e o júri são os responsáveis por escolher o melhor concorrente de cada região.

Por fim, em junho, os vencedores das eliminatórias regionais vão encontrar-se na final nacional, onde terão de confecionar os seus pratos e ser avaliados pelo júri e pelo público, elegendo-se, dessa forma, o Jovem Cozinheiro Vila Galé 2019.

O administrador da Vila Galé, Gonçalo Rebelo de Almeida, revela que o concurso foi lançado “para encontrar os jovens promissores nesta área profissional” e, acrescenta, que além de pretenderem “estimular a criatividade, a inovação e as oportunidades de carreira na cozinha”, também querem divulgar a gastronomia regional e os produtos portugueses”. Confessa, ainda, que acredita que irão receber “propostas de muita qualidade porque sabemos que há muito talento em Portugal”.

Cada vencedor regional ganha um contrato de trabalho na Vila Galé, uma semana de férias (sete noites) num dos 23 hotéis do grupo em Portugal para duas pessoas e um prémio Santa Vitória, com vinho e azeite. O vencedor nacional receberá adicionalmente 1.000€. Os segundos e terceiros classificados por região receberão com um prémio Santa Vitória e um fim-de-semana para duas pessoas numa das unidades Vila Galé em Portugal.

 

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação