Braga

Hospital de Braga recebe cirurgiões internacionais na área da Cirurgia Colorretal

Cirurgia (c) Getty Images
Redação
Escrito por Redação

A Unidade de Cirurgia Colorretal do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga organiza, nos dias 7 e 8 de fevereiro, o Winter Colorectal Meeting, um evento clínico na área da Cirurgia Colorretal dirigido a profissionais de saúde. A iniciativa, que decorrerá nos Auditórios do Hospital de Braga, conta com um painel de oradores portugueses e estrangeiros provenientes de vários pontos do mundo, desde Espanha, Brasil, China e Reino Unido.

Neste evento estarão reunidos profissionais da área da Cirurgia Colorretal reconhecidos internacionalmente, com especial destaque para Chuan-Gang Fu, Presidente da Sociedade Chinesa de Cirurgiões Anorretais, Tao Du, Cirurgião no Shanghai East Hospital, na China e Joseph Nunoo-Mensah, Cirurgião Colorretal no Hospital King’s College em Londres.

Nestes dois dias de partilha de experiências e conhecimento, serão abordados três temas centrais da área colorretal: a doença diverticular do cólon, as hemorróidas e a técnica de extração de espécimes por orifícios naturais (NOSE – natural orifice specimen extraction).

Esta é uma técnica minimamente invasiva que tem vindo a ser utilizada no Hospital de Braga na área da cirurgia colorretal. O Diretor do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga, Joaquim Costa Pereira, é o único português a integrar a Aliança Internacional da Cirurgia NOSE, uma organização académica composta por cirurgiões de diversos países que visa aperfeiçoar a aplicação clínica desta técnica. A NOSE, quando comparada com a cirurgia convencional, permite ao paciente uma recuperação mais rápida, diminuição da dor no pós-operatório e redução do tempo de internamento.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação