Braga Destaque

Mariana Machado bate recorde de Fernanda Ribeiro nos 1.500 metros

Fernando André Silva

A bracarense Mariana Machado bate esta quarta-feira, o recorde nacional de juniores (femininos) em 1.500 metros de Pista Coberta, com a marca de 4.22,01m. O anterior recorde pertencia à campeã olímpica Fernando Ribeiro [4.24,4m] e tinha já 31 anos de história.

Segundo nota publicada no site do SC Braga, clube representado pela atleta, “esta prestação demonstra uma vez mais que Mariana Machado já não é uma promessa, mas sim um valor seguro do desporto português – um facto que orgulha toda a legião bracarense”.

A conquista deu-se durante o “Meeting de Pista Coberta da Catalunha”, em Barcelona, Espanha.

A atleta, de 18 anos, venceu, na passada semana, o prémio de Jovem Promessa do Ano, durante a 23.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal.

Natural de Celeirós, concelho de Braga, venceu o galardão para o qual estava nomeada em conjunto com outras quatro promessas do desporto português que se destacaram durante o ano de 2018.

A jovem bracarense conquistou em 2018 o quarto lugar na final dos 1.500 metros do campeonato do mundo de juniores em Tampere, na Finlândia, recolhendo elogios a nível nacional e internacional.

Completou recentemente 18 anos, representa o SC Braga e é filha da antiga atleta olímpica Albertina Machado, glória do clube bracarense várias vezes campeã europeia de longas distâncias que representou Portugal nos Jogos Olímpicos.

É treinada pela vereadora do Desporto da Câmara de Braga, Sameiro Araújo, que a apontou como sendo o “orgulho” de Braga e classificada como “um fenómeno” pelo presidente do SC Braga, António Salvador. Vê agora confirmada certeza de ser uma das maiores promessas do desporto português.

Título conquistados em 2018:

Vencedora da Corrida dos Reis;
4.º Lugar no Mundial de Sub-20;
Campeã Nacional de Corta Mato Curto;
Campeã Nacional de Juniores de Corta Mato Curto;
Vencedora do Crosse de Atapuerca;
Vencedora do Crosse Internacional de Palencia;
Campeã Nacional de Corta Mato Longo;
Campeã Nacional de 800m e 1.500m de Pista Coberta;
Campeã Nacional de 1.500m de Sub-20 e Sub-23;
Vencedora do Meeting São João de Braga 1500m;
Vencedora do Meeting de Ourense 1.500m;
Vencedora da prova de 1.500m no Campeonato Nacional de Clubes ao Ar livre e em Pista coberta.

Sandro Patrício Baessa (Atletismo/desporto para pessoas com deficiência), João Filipe ‘Jota’ (Futebol), Beatriz Ramos (Motociclismo) e Alexandre Montez (Triatlo) foram os outros nomeados para o prémio “Promessa do Ano”.

Mariana Machado foi incluída neste lote por um júri daquela confederação que inclui presidentes das diferentes federações desportivas nacionais, ateltas olímpicos medalhados e ainda treinadores e elementos experenciados na atividade desportiva. Os vencedores foram eleitos atrvés de votação eletrónica.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista