Região

Póvoa de Lanhoso promove ações de sensibilização junto a crianças sobre deficiência visual

Jogo GoalBall © DR
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Com o intuito de dar a conhecer as especificidades da deficiência visual às crianças, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em parceria com a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais de Braga, iniciou ações de sensibilização junto aos alunos do ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.

O objetivo destas ações de sensibilização é “explicar às crianças que as pessoas com deficiência visual apenas não vêem”, sendo, então, preciso que as suas necessidades sejam concretizadas de forma adequada.

Na primeira ação foram realizadas atividades sensoriais como o jogo GoalBall, que é praticado por atletas com deficiência visual, cujo objetivo é lançar a bola com as mãos na baliza do adversário. A percepção do jogo é feita pelo tacto e pela audição.

Estas atividades terão continuidade, sendo que está prevista a visualização de um filme sobre Helen Keller, escritora, conferencista e ativista social americana, a primeira pessoa cega e surda a licenciar-se, nos Estados Unidos.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista