Braga Destaque Região Vila Verde

GNR ‘apanhou’ oito suspeitos em flagrante esta semana mas assaltos continuam

Assalto à pastelaria Bela Mesa, em Ferreiros
Fernando André Silva

Foram oito os detidos pela GNR durante esta semana na sequência de furtos a moradias e estabelecimentos comerciais na região do Cávado e do Ave, em três operações distintas. No entanto, a onda de assaltos que tem varrido a região parece não abrandar, com novo estabelecimento a ser alvo de furto durante a última madrugada, em Barcelos.

No dia 5 de fevereiro, passada terça-feira, militares do Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos, faziam uma ação de patrulhamento preventivo quando se depararam com um flagrante delito de três jovens, entre os 20 e 26 anos.

Dois estavam a arrombar a porta de um café na freguesia de Bastuço, naquele concelho, enquanto outro esperava na viatura. Estavam munidos com machado e martelo e têm histórico no tráfico de drogas.

Tinham na sua posse artigos provenientes de um café que tinham assaltado horas antes, na freguesia de Celeirós, em Braga, para além de várias quantidades de droga, um taser e uma massa medieval (bola de picos com corrente presa a um bastão).

Presentes ao Tribunal de Braga, um ficou em prisão preventiva enquanto os outros dois ficaram sujeitos a apresentações duas vezes por semana no posto policial da área de residência.

Na quarta-feira, 6 de fevereiro, foi a vez de militares da GNR do Sameiro procederem à perseguição e detenção de dois suspeitos de assaltos e furto de viaturas em Braga e Famalicão, com idades entre os 40 e os 47.

Os militares intercetaram os suspeitos que seguiam ao volante de um Honda Civic roubado no centro de Braga, acabando por deter os larápios junto à variante do Fojo, entre Braga e a Póvoa de Lanhoso.

Os detido são suspeitos do furto de três viaturas em Famalicão e em Braga, causando grande alvoroço por entre as forças policiais da região naquela madrugada. Agentes da Esquadra da PSP de Famalicão também estiveram no encalço dos suspeitos que furtaram ainda em estabelecimentos comerciais daquela cidade e de um café em Escudeiros, freguesia de Braga.

São também suspeitos do assalto a uma pastelaria em Ferreiros, naquela madrugada, onde iniciaram os furtos em Guimarães, com o roubo de um automóvel.

Já nesta sexta-feira, três jovens, dois menores e um de 18 anos, foram detidos em flagrante por militares da GNR de Vila Verde que efetuavam patrulhamento preventivo na freguesia de Esqueiros.

Os assaltantes transportavam artigos provenientes de uma moradia, pertencente a José Santos, presidente da Crédito Agrícola de Vila Verde e Terras de Bouro. Foram presentes ao juiz e aguardam julgamento com Termo de Identidade e Residência.

Apesar das oito detenções por parte da GNR entre terça e sexta-feira, durante esta madrugada foi assaltado um novo espaço comercial, na freguesia de Martim, fronteira entre o concelho de Braga e Barcelos.

Um talho, situado à face da Estrada Nacional 103, foi alvo de arrombamento e furto da gaveta da caixa registadora, para além de alguns artigos alimentares.

O NIC da GNR está a investigar este último caso.

Populares e, sobretudo, comerciantes, estão em sobressalto devido à onda de furtos que assolam a região nas últimas semanas.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista