Braga

Braga é um destino de excelência na Semana Santa

© DR
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Dezenas de milhares de pessoas rumam, todos os anos, a Braga para as procissões da Semana Santa, que este ano se realiza de 12 a 21 de abril. A cidade volta a viver um dos seus maiores momentos com a Semana Santa, considerada uma das mais famosas em Portugal.

Carregada de tradições, a Semana Santa oferece um vasto leque de eventos culturais e sociais. A partir do Domingo de Ramos, a Cidade dos Arcebispos transforma-se num dos maiores destinos de turismo religioso em Portugal.

No comunicado enviado pelo presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, sobre o programa de 2019, é destacado o concerto de terça-feira santa na Sé Catedral a 16 de abril e, ainda, no encerramento das celebrações de 2019, será apresentada uma cantata mariana, “confiada a Teresa Salgueiro, celebrando as alegrias de Nossa Senhora”. Este concerto terá lugar na Igreja de São Paulo a 26 de Abril, nas vésperas da festa de Nossa Senhora da Alegria.

Nos dias 11, 18 e 25 de março realiza-se, no Espaço Vita, o ciclo de cinema, que visa criar diversidade na programação.

A Comissão refere, também, a tentativa e preocupação da envolvência da comunidade mais jovem nas celebrações, estabelecendo parcerias com as escolas católicas da cidade.

Este ano realiza-se, ainda, a primeira edição do Prémio Cónego Jorge Coutinho, que foi anunciado o ano passado. O concurso abre já no final deste mês, sendo que até 28 de fevereiro será anunciada e aberta a edição. Até 30 de novembro serão recebidos os trabalhos candidatos, que serão validados e avaliados pelo júri em 2020. Na Semana Santa de 2020 será feita a entrega do prémio em cerimónia pública.

A Comissão anuncia, também, o lançamento de uma publicação com o título “A Semana Santa em Braga”, que conta com textos de Rui Ferreira e fotos de Hugo Delgado.

A Semana Santa de Braga foi convidada a “participar no primeiro fórum de cidades com celebrações da Semana Santa e Páscoa no passado mês de Setembro em Lucena (Andaluzia), onde foi debatida a utilidade de união de esforços, entre vários países, da Rede Europeia de Celebrações da Páscoa e Semana Santa”. Braga foi a cidade escolhida para acolher o II Fórum desta Rede, a 18 e 19 de março.

© DR

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista