Braga

Coreógrafa portuguesa procura saber se há racismo em Braga

© gnration
Redação
Escrito por Redação

Numa altura em que a temática do racismo assume as principais linhas da imprensa portuguesa, Sílvia Real, uma coreógrafa portuguesa lança-se às feras para tentar perceber se há ou não racismo em Braga.

A coreógrafa portuguesa está em residência artística, esta semana, no gnration, em Braga, no âmbito do Guelra, laboratório transdisciplinar desenvolvido pela Arte Total desde 2012. Sílvia Real arrancou esta segunda-feira o processo de trabalho, que culminará numa apresentação pública na tarde do próximo sábado.

A partir de um vox-pop realizado nas ruas da cidade de Braga, a coreógrafa que estudou na London Contemporary Dance School procurará “demonstrar a diversidade da população”, algo que considera ser, por vezes, “invisível aos olhos de uma cidade”.

“A recolha de dados étnico-raciais é nacionalmente reivindicada há já vários anos por pessoas e coletivos que lutam contra o racismo estrutural, a discriminação racial e a xenofobia, sendo também recomendada por vários organismos internacionais”, refere Sílvia Real, que adota a recolha de dados e a elaboração de questionários como matéria-prima para a obra artística.

Para a coreógrafa portuguesa, este será “um passo importante no combate ao racismo e na resposta às desigualdades étnico-raciais na sociedade portuguesa”.

Sílvia Real é atualmente diretora artística do Grupo 23: silêncio! e coordenadora pedagógica do CFA/Teatro da Voz. Juntamente com o músico Sérgio Pelágio criou as Produções Real Pelágio e têm vindo a apresentar trabalhos na Europa, Brasil, Ásia, EUA e África.

Ao abrigo do laboratório de transcrição geográfica Guelra, o gnration recebeu já diversos nomes nacionais e internacionais da atualidade da dança contemporânea. Kittyking Dance Company, Maria Ines Villasmil, Flávio Rodrigues e Carlota Lagido são alguns dos nomes que integraram já este processo artístico que engloba
residência e apresentação pública do trabalho realizado.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação