Braga

Empresas de Braga promovem investimento e inovação social

© CM Braga
Redação
Escrito por Redação

Braga promoveu uma conferência intitulada “O Papel das Empresas na Mobilização do Mercado de Investimento Social”, no âmbito do Portugal Inovação Social, que contou com a presença de instituições de solidariedade e empresas bracarenses no Altice Forum Braga.

Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença na sessão de abertura e realçou a importância “esforço conjunto que tem vindo a ser implementado pela autarquia bracarense no que respeita também às políticas sociais”.

Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública de âmbito nacional, cujo objetivo é contribuir para a dinamização de iniciativas de inovação e empreendedorismo social em Portugal. Entre os 217 projetos de inovação social, a região do Norte é uma referência, com o maior número de projetos arrecadados.

Nesta conferência foram apresentados os quatro instrumentos de financiamento, com destaque nos títulos de impacto que têm como objetivo apoiar projetos inovadores orientados para a obtenção de resultados sociais e ganhos de eficiência em áreas prioritárias de política pública.

Todo este investimento é reembolsado na totalidade para além dos benefícios fiscais inerentes ao investimento.

Vera Vilaça, da empresa Balanças Marques, apresentou na conferência o testemunho da empresa na parceria para o impacto com a ‘U.Dream’, uma start-up que tem como missão mudar vidas, acompanhando e realizando os sonhos de crianças com problemas graves de saúde.

Foram ainda apresentados três projetos bracarenses de potenciais títulos e/ou parcerias para o impacto, (Bic Innovation, eSolidar e SiosLife) pretendendo assim fazer acontecer o encontro entre projetos e investidores sociais.

Numa fase final, Carlos Santos apresentou o projeto Human Power Hub (HPH) – Centro de Inovação Social de Braga, uma parceria para o impacto da Fundação Brácara Augusta e da Câmara Municipal de Braga. Este projeto visa criar várias iniciativas empreendedoras de base social em áreas de transição na Cidade de Braga e no âmbito de várias tendências de Inovação Social, permitindo experiências e prototipagem de projetos sociais, empoderamento social e apoio a pessoas em situações de dificuldade social, económica e geográfica.

 

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação

Deixar um comentário