Destaque Vila Verde

Ministro da Agricultura de visita a Cabanelas para iniciar obra do Regadio

Fernando André Silva

O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, vem à freguesia de Cabanelas, concelho de Vila Verde, para assinar o protocolo que dará início à empreitada de um novo regadio que servirá os agricultores daquela região. A cerimónia está marcada para as 16h, na sede da Junta de Freguesia de Cabanelas, segundo informou o presidente da Junta de Cabanelas, António Esquível.

Já de acordo com Fernando Xavier, presidente da Junta de Agricultores de Cabanelas, este é um momento marcante para a região e para os agricultores que “veem assim cumpridos os objetivos de uma luta já antiga”. O responsável pelos agricultores adianta ainda que este investimento, único no Norte do país, permitirá desenvolver ainda mais a agricultura na região.

O projeto foi aprovado em outubro de 2018, para o regadio Sabariz / Cabanelas, numa obra no valor de 8,7 milhões de euros cujos concursos já foram lançados. A empresa bracarense DST será a responsável pela empreitada.

Segundo o Ministério da Agricultura, “trata-se de recuperar estruturas que se encontram degradadas, nas quais não foi feito qualquer investimento de melhoria ao longo de décadas e nas quais importa investir, para aproveitar todo o potencial” da região e dos recursos hídricos disponíveis.

Lembra ainda a questão da adaptação às alterações climáticas, considerando “urgente promover o uso eficiente do recurso água e a constituição de reservas para enfrentar tempos de escassez”.

Considera, assim, que este investimento “é plenamente justificado e vai ao encontro dos anseios dos pequenos agricultores”.

Notícia atualizada às 17h30

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista