Braga

Professores e alunos do Sá de Miranda visitaram a Finlândia para falar de discriminação

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Um grupo de professores e alunos do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda viajaram para Oulu, na Finlândia, para tratar do tema da discriminação, com enfoque na crise dos refugiados.

O projeto desenvolveu-se no âmbito do Erasmus+ “Leading Lights” e conta com a parceria de escolas de Espanha, Finlândia, França, Itália e País de Gales.

O objetivo foi chamar a atenção para algumas das muitas formas de discriminação que cada vez mais ensombram a Europa, as quais contribuem para criar desigualdades ao nível das aprendizagens e oportunidades na vida.

Teve particular enfoque na crise dos refugiados na Europa, proporcionando aos participantes experiências autênticas e únicas que visam, não só uma melhor compreensão das questões inerentes a esta realidade, mas também criar um sentimento de empatia em relação à mesma.

Entre 11 e 15 de fevereiro, alunos e professores tiveram oportunidade de conhecer as práticas e abordagens pedagógicas inovadoras, criativas e inclusivas das duas escolas Finlandesas envolvidas no projeto.

 

 

O programa deste intercâmbio incluiu diversas atividades, nomeadamente um painel intitulado “Living library Minorities”, no qual quatro convidados relataram as suas experiências de como é viver como minoria na Finlândia, viver tradições académicas Finlandesas, como o último dia de aulas dos alunos do terceiro ano, o Abi trucks (cortejo dos alunos do 3º ano das várias escolas secundárias de Oulu) ou a cerimónia “Old dances” realizada no Oulu Hall.

Os alunos de cada escola do projeto apresentaram os seus vídeos, tendo por base o tema “Europe’s Best Equality News”.

Esta foi a última mobilidade do projeto que teve início em setembro de 2016 e terminará em junho de 2019

Durante este encontro destacaram-se, ainda, a visita a Rovaniemi, Circulo Ártico, Santa´s Village, Museum and Artic Science Centre Arktikum: “Artic in Change”, Castelo de Gelo em Kemi e experimentar Ice Swimming em Tuira Beach.

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista