Braga

UMinho lança editora para livros, revistas e suporte editorial

Redação
Escrito por Redação

A Universidade do Minho lança hoje a UMinho Editora, em editora.uminho.pt. A iniciativa é anunciada em pleno dia do 45º aniversário da instituição e fica também marcada pela publicação do seu primeiro livro, “Abrir ‘o Paço’ à Cidade”, de Maria Manuel Oliveira, sobre o projeto de requalificação do antigo Paço Arquiepiscopal de Braga, que alberga a Reitoria e outros órgãos e serviços da UMinho. Esta é uma edição conjunta com o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), estando acessível gratuitamente em pdf. A data é ainda marcada pela disponibilização das revistas “Perspectivas – Journal of Political Science” e “UNIO – EU Law Journal” no serviço de alojamento online da UMinho Editora.

Esta editora tem por objetivo publicar obras produzidas por membros da comunidade académica e por autores externos, levando a alunos e docentes do ensino superior, bem como ao público em geral, textos de elevada qualidade científico-pedagógica e obras de divulgação científica, artística e cultural. A UMinho Editora pauta-se pelos referenciais da ciência em acesso aberto e pelos desígnios da sustentabilidade ambiental, apostando preferencialmente na edição digital e na opção pela impressão em papel reciclado, sempre que adequado.

A UMinho Editora oferece serviços de edição de livros, de publicação de revistas e de suporte editorial. Está aberta a propostas de edição de autores membros da UMinho ou externos e a propostas de tradução de obras estrangeiras. Aloja também revistas científicas ou culturais editadas por unidades orgânicas da UMinho, através de uma plataforma própria, seguindo as melhores práticas internacionais e os princípios da ciência aberta. Por outro lado, disponibiliza serviços como atribuição de identificadores digitais persistentes, consultoria e apoio para indexação, integração em agregadores e bases de dados, apoio técnico a gestores de revistas e formação em gestão editorial.

Com a criação da UMinho Editora, a academia cumpre uma meta antiga, passando a ter um novo instrumento de promoção e difusão da produção científica e cultural da comunidade académica e da imagem da instituição, prosseguindo e alargando a sua experiência consolidada nos últimos 15 anos no acesso aberto ao conhecimento.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação