Braga

Braga na linha da frente na promoção da mobilidade urbana em bicicleta

Redação
Escrito por Redação

Realiza-se este fim de semana o 4.º Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta, organizado pela Braga Ciclável.

Este evento pretende trazer à cidade de Braga cerca de uma centena de representantes de entidades associativas ligadas à mobilidade e à promoção do uso da bicicleta.

O programa começa já esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, com um debate sobre “A Bicicleta como modo de transporte em Portugal”. Esta sessão, aberta à participação do público em geral, terá lugar no Auditório da Associação Comercial de Braga. A moderação estará a cargo do jornalista bracarense José Paulo Silva.

No sábado, dia 23, o programa prevê um conjunto de atividades destinadas exclusivamente para os grupos inscritos, onde se incluem sessões de apresentação dos diversos grupos e entidades e uma tarde de dinâmicas de grupos, com trabalhos de reflexão em grupos e posterior partilha das respetivas conclusões. 

Finalmente, no domingo, dia 24, os participantes serão convidados para um passeio de bicicleta pela cidade de Braga.

A iniciativa surgiu pela primeira vez e 2016, em Aveiro, quando o grupo Ciclaveiro lançou o desafio de organizar um evento de âmbito nacional, que permitisse criar um espaço de partilha e reflexão conjunta entre os diversos grupos, associações e federações ligadas à promoção do uso da bicicleta. Daí para cá, o ENGPMUB tem sido realizado anualmente, tendo já passado também por Lisboa (organizado pela MUBi) e Guimarães (co-organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Get Green).

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação