Destaque Vila Verde

Alerta, Vila Verde. Falsos técnicos da Seg. Social roubam ouro a idosos

Maria de Jesus recebeu visita de burlões © FAS / Semanário V
Fernando André Silva

Dois homens são suspeitos de burla e furto de um fio de ouro na freguesia de Aboim da Nóbrega, no Norte do Vila Verde, depois de se terem identificado como técnicos da Segurança Social de Vila Verde.

O roubo aconteceu na passada terça-feira, quando dois homens bateram à porta de uma moradia isolada à face da estrada municipal que liga Aboim a Ponte da Barca, apresentando-se como técnicos da Segurança Social.

Acabaram por distrair uma das habitantes enquanto o outro tirou um fio de ouro a uma mulher de 90 anos, pondo-se os dois em fuga.

Maria de Jesus Vieira mora na residência com a tia, doente de Alzheimer, e tinha ido à Segurança Social há cerca de um mês para se informar sobre possíveis apoios à idosa.

Ao Semanário V, a mulher conta que os dois homens tinham um cartão “que parecia ser da Segurança Social” e que traziam documentos com o nome completo e o n.º de cartão de contribuinte da tia.

“Eles perguntaram se não podiam entrar para ver as condições da casa e eu acabei por lhes mostrar”, conta. Enquanto um ficou dentro de casa a ver a medicação com a idosa, Maria de Jesus foi às traseiras da habitação com o outro suspeito, para mostrar a casa de banho.

“Quando voltei para a frente da casa com ele, o outro já estava a sair em direção ao carro e o que estava comigo disse que enviava depois um relatório e também saiu”, acrescenta a moradora. “Quando entrei dentro de casa a minha tia contou-me que eles levaram o fio. Ainda fui a correr à estrada mas eles já tinham arrancado no sentido de Vila Verde”, explica.

Segundo a tia de Maria Jesus, o homem que ficou com ela dentro de casa pediu para ver o fio, tirou-lhe do pescoço sem puxar, meteu ao bolso e saiu.

A GNR de Vila Verde tomou conta da ocorrência, que será agora investigada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista