Braga

Parlamento dos Jovens reúne-se em Braga para debater alterações climáticas

Parlamento dos Jovens © Sérgio Freitas
Redação
Escrito por Redação

Durante dois dias, Braga recebe a sessão distrital do Parlamento dos Jovens, reunindo cerca de 250 alunos de 54 escolas de todo o distrito. Os trabalhos arrancaram esta segunda-feira, 25 de fevereiro, no Altice Forum Braga, onde os alunos do ensino básico irão abordar a temática ‘Alterações climáticas – Salvar os Oceanos’.

O concelho de Braga é representado pelas EB2/3 de Celeirós, Nogueira, Palmeira e as escolas secundárias Alberto Sampaio e Carlos Amarante. O círculo eleitoral de Braga é composto por 162 jovens deputados que irão aprovar os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os irão representar.

“Esta ação vem reforçar o papel de cidadãos críticos, responsáveis e participativos que os alunos devem ter perante a sociedade. Eles são o futuro e cabe-nos criar condições e mecanismos que potenciem essa participação e os aproxime dos órgãos de decisão”, referiu Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, durante a sessão de abertura que contou, ainda, com a presença do deputado parlamentar, Rui Silva, do delegado regional de Educação do Norte, João Gonçalves, e do delegado regional do IPDJ, Vítor Silva.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, que visa incentivar os jovens para uma participação cívica e política mais activa, que possa contribuir para a resolução de problemas que afetam a sua vida e a da comunidade onde estão inseridos, estimulando, desta forma, a prática dos princípios democráticos de uma cidadania pluralista e crítica.

 

Parlamento dos Jovens © Sérgio Freitas

 

“O contributo de hoje é importante para fazer a diferença amanhã, por isso, é importante que os alunos desenvolvam ideias e se envolvam numa reflexão conjunta em torno de problemas que afetam a sociedade atual”, defendeu Lídia Dias, destacando que Braga tem sido um concelho “muito atento às questões da participação dos jovens ao disponibilizar um conjunto de instrumentos como o orçamento participativo escolar ‘Tu Decides!’ que ajuda a concretizar os anseios dos alunos”.

Os projetos aprovados nesta sessão distrital, que decorre até amanhã, 26 de fevereiro, serão, posteriormente, apresentados e debatidos na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que terá lugar nos dias 6 e 7 de maio, no Palácio de São Bento, em Lisboa, na qual os deputados eleitos pelos vários círculos eleitorais do país aprovarão o projeto de recomendação a apresentar à Assembleia da República.

 

Parlamento dos Jovens © Sérgio Freitas

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação