Destaque País

Portugal recebeu hoje grupo de 20 migrantes provenientes de Malta

Foto: REUTERS
Fernando André Silva

Portugal recebeu hoje um grupo de 20 migrantes, provenientes de Malta, que foram resgatados no Mar Mediterrâneo em janeiro último.

Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna, este grupo, composto por 19 homens e uma mulher, são naturais de países como a Costa do Marfim, Egito, Eritreia, Mali, Marrocos, Nigéria, República da Guiné, República Democrática do Congo, Somália e Sudão. O grupo é acolhido pelo Conselho Português para os Refugiados.

Segundo o mesmo comunicado, “a chegada de mais estas pessoas resulta do compromisso de solidariedade e de cooperação europeia assumido por Portugal em matéria de migrações”. “Perante a situação de emergência destes migrantes, o Governo português tem manifestado, em todos os momentos, disponibilidade para participar solidariamente nos processos de acolhimento”, esclarece a mesma nota de imprensa.

O MAI diz ainda que, apesar da integração deste grupo, Portugal “continua a defender uma solução europeia integrada para responder ao desafio dos fluxos de migrantes que procuram chegar à Europa através do Mediterrâneo”.

Segundo o MAI, foram já acolhidas pelo nosso país 86 pessoas durante o ano de 2018. “Portugal manifestou também disponibilidade para acolher até dez pessoas resgatados pelo navio Sea Watch III, que se encontrava em Itália com 47 migrantes a bordo. Tal já tinha acontecido nos resgates no Mediterrâneo dos navios Lifeline, Aquarius I, Diciotti, Aquarius II, Sea Watch III e outras pequenas embarcações”, refere o Governo.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista