Destaque Região

Quatro alunas de Ponte de Lima vencem concurso nacional de robótica

Fernando André Silva

O Agrupamento de Escolas do Freixo através do Clube de Robótica conquistou um primeiro lugar na BotOlímpics2019, que se realizou em Coimbra.

A equipa vencedora, composta por quatro alunas e um professor, conquistou o prémio na competição SPC. Um outro grupo da mesma escola alcançou o 10.º lugar na mesma competição.

As olímpiadas da robótica para estudantes, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e pelo Clube de Robótica da Universidade de Coimbra, reuniu mais de uma centena de participantes de várias escolas do país, e repartiu-se entre atividades sociais e momentos de formação, construção, programação e testes dos robôs.

Segundo o agrupamento limiano, esta competição envolveu provas de seguimento de linha e de deteção de obstáculos. “Os resultados agora alcançados vêm, mais uma vez, evidenciar o potencial dos alunos do Clube de Robótica de Freixo, e particularmente, destacar as capacidades das raparigas para as áreas das tecnologias, onde os elementos do sexo feminino ainda estão pouco representados”, referem.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista