Amares

Escolas de Amares servem papas de sarrabulho a mais de 1.000 alunos

Redação
Escrito por Redação

Nas escolas de Amares serviu-se, hoje, papas de sarrabulho. A iguaria tradicional minhota, que é o prato principal do 17.º Festival das Papas de Sarrabulho, foi degustada por mais de um milhar de crianças e jovens, das escolas do 1.º ciclo, EB 2,3 e secundárias do concelho.

O desafio foi lançado pelo Município de Amares a todas as escolas do concelho, que logo aderiram, com a inclusão das papas no almoço escolar, adequando os ingredientes e porções às necessidades de cada faixa etária.

Assim, para os 500 alunos do 1.º ciclo, o prato tradicional foi servido em formato de degustação, não substituindo o prato principal do dia, enquanto para os alunos do 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, as papas de sarrabulho foram o prato principal servido a 600 alunos amarenses.

Com esta iniciativa, o Município pretendeu envolver os mais novos no conhecimento, valorização e promoção desta iguaria, tão típica em Amares. Segundo o vice-presidente da autarquia, Isidro Araújo, que visitou alguns estabelecimentos de ensino na hora do almoço, juntamente com a vereadora da Educação, Cidália Abreu, “para além da resposta às necessidades energéticas e nutricionais, entendemos que as refeições escolares devem responder a outros objetivos, nomeadamente pedagógicos, sociais, de saúde, ambientais e culturais, preservando as tradições e saberes ancestrais, transmitidos de geração em geração”.

Todo o processo foi acompanhado pela nutricionista e pela técnica de segurança alimentar do Município de Amaŕes.

O Festival das Papas de Sarrabulho, que cumpre já a sua 17.º edição em Amares, decorre entre os próximos dias 2 e 5 de Março, no recinto do mercado municipal.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação