Destaque Região

PCP quer Governo a travar “mimosas” no Parque Nacional Peneda-Gerês

Redação
Escrito por Redação

“São cada vez maiores as extensões do Parque que estão tomadas pelas mimosas”. A deputada eleita pelo circulo de Braga, Carla Cruz, esteve esta manhã em Vilar da Veiga, Terras de Bouro, acompanhada por dirigentes locais e regionais do PCP, onde apresentou publicamente o projeto de resolução que recomenda ao Governo que tome medidas para intensificar o combate às espécies invasores no PNPG.

Segundo a deputada, há “estratégias e técnicas próprias para combater devidamente a propagação desta árvore prejudicial ao equilíbrio ambiental e por isso será importante que esse programa seja elaborado com o contributo de técnicos e especialistas, mas também das populações envolvidas, para se conseguir uma melhor eficácia no combate”. O PCP reafirma que a gestão deste novo programa deve ser de proximidade.

O grupo parlamentar do PCP quer que o Governo proceda à atualização do inventário das áreas invadidas pela Acacia dealbata (mimosas) no Parque Nacional da Peneda – Gerês, pedindo ainda a elaboração de um novo programa, com apoio dos técnicos do PNPG, especialistas, autarquias e população, de controlo e recuperação dos habitats invadidos.

Os comunistas querem ainda um reforço de meios humanos, técnicos e materiais no PNPG para concretizar este programa, para além de uma reestruturação da estrutura de direção e gestão das Áreas Protegidas “garantindo uma gestão própria de proximidade”.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação