Braga Destaque

Braga. São Victor deve atingir os 35 mil habitantes em 2021

São Victor, Braga © Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Os últimos censos, em 2011, indicavam que São Victor, em Braga, contava com mais de 29 mil habitantes, o que faz desta freguesia a maior, em termos de população, do concelho de Braga.

Em entrevista em exclusivo ao Semanário V, o presidente da Junta de São Victor, Ricardo Silva, afirma que “estas estatísticas estão ultrapassadas” e espera “uma surpresa nos próximos censos, em 2021”, porque acredita que a freguesia vai ultrapassar os 35 mil habitantes.

Não sendo a maior freguesia em termos de área, “o número de fogos que está a ser construído” aponta para um crescimento de cerca de 6 mil a 7 mil habitantes.

Ricardo Silva descreve São Victor como uma freguesia “jovem”, devido à presença da universidade, dinâmica e com “uma identidade muito forte”. Contudo, também admite que pode ser um pouco “incaracterística”, devido à diversidade de moradores, que vão desde estudantes, a um núcleo mais antigo.

Há, também, segundo o presidente da Junta, algumas assimetrias no que diz respeito aos residentes. “Temos zonas onde temos a população numa situação financeiramente menos favorável, como temos zonas com alguma classe média superior. Temos gente com algum grau de iliteracia, como temos alguns moradores como professores de Universidade, investigadores no INL, por isso vivemos numa balança algo desequilibrada”, explica o autarca.

Ricardo Silva © Mariana Gomes / Semanário V

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista