Destaque Vila Verde

Coucieiro serve cerca de 350 quilos de Cozido à Portuguesa para reconstruir casa paroquial

Cozido à Portuguesa © Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

A freguesia de Coucieiro abriu as portas do Salão Paroquial para servir Cozido à Portuguesa a mais de 150 pessoas.

Este almoço, organizado pela Junta de freguesia de Coucieiro, em parceria com a Comissão de Festas de São João Batista, com Associação dos Amigos de São João Batista e com Grupo Coral de Coucieiro, “foi organizado para angariar dinheiro para a recuperação da casa paroquial”, explicou o presidente da Junta de Freguesia.

Foram servidos cerca de 350 quilos Cozido à Portuguesa, em doses com o preço de 12 euros cada, “fora a sobremesa e a bebida”. A adesão das pessoas fez-se notar, num almoço onde famílias inteiras reservaram lugar à mesa para um “bom Cozido à Portuguesa”. Apesar da reserva não ter sido obrigatória, o almoço contou com 150 reservas, mas foram esperadas pessoas sem marcação, “por isso foram guardadas mesas livres para quem aparecer”, disse o presidente.

“Cada cesto leva 25 quilos de carne de porco e eram 10 cestos”, revelou uma das cozinheiras. Aos 250 quilos de carne de porco, ainda se juntaram outros tipos de carne, como a carne de galinha, oferecendo um total de cerca de 350 quilos de cozido para o almoço de domingo.

As batatas e pencas servidas com a carne foram colhidas das hortas dos habitantes de Coucieiro que se disponibilizaram a ajudar.

A casa paroquial está fortemente degradada e a necessitar de uma intervenção urgente e os residentes não ficaram indiferentes à situação. As verbas angariadas revertem a favor da empreitada da casa paroquial.

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista