Destaque Vila Verde

Chef de pastelaria Miguel Lopes recebe voto de louvor da Câmara de Vila Verde

Miguel Lopes exibe prémio conquistado © Luís Ribeiro / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O chef de pastelaria Miguel Lopes, natural de Prado, venceu o primeiro lugar num concurso de pastelaria fina em Veneza, Itália, no início deste ano. Hoje, 4 de março, recebeu o primeiro voto de louvor atribuído pela Câmara Municipal de Vila Verde.

Miguel representa o concelho de Vila Verde em diversos concursos, tendo, em janeiro, viajado para Itália, onde conquistou o primeiro prémio num concurso de pastelaria contra os melhores do mundo. Em Barcelona, o ano passado, ficou entre os cinco primeiros num concurso de semi-frios.

“O pasteleiro natural de Vila de Prado, Miguel Lopes, tem feito um percurso notável no que diz respeito à confeção de autênticas obras de arte de pastelaria”, pode ler-se na proposta levada a reunião de Câmara pelos membros do executivo. “Formador certificado e empresário na Vila de Prado, tem participado em vários concursos e divulgado a arte da pastelaria fina pelo país e pela europa fora”, acrescentam.

Juntamente com o irmão, Miguel gere a pastelaria Pão D’Oiro, na Vila de Prado e dá formação em vários países da europa.

Em exclusivo ao Semanário V, Miguel Lopes confessou que não sentia o mesmo apoio por parte do Município, no que diz respeito a hotelaria, como, por exemplo, os atletas. “Em Vila Verde não se dá à pastelaria o mesmo valor que se dá ao desporto, onde há financiamentos e bolsas”, admite, acrescentando que o mérito destes desportistas é merecido, “mas a pastelaria deveria ter o mesmo valor”.

Referiu, ainda, que em Vila Verde, a “hotelaria tem muito para crescer”. No entanto, o seu sonho é conseguir abrir um espaço de formação e trazer os melhores do mundo a Vila Verde.

Neste momento é formador. Já deu formação em Barcelona e Marselha e, em Portugal, no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e no Instituto PME Formação.

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista