Braga Destaque

Braga abre as portas ao primeiro festival vegan

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Decorre no último fim-de-semana de março, 30 e 31, o primeiro festival vegan em Braga. Trata-se de um projeto que pretende dinamizar o veganismo e a sua importância, tanto em questões ambientais, como no bem-estar animal.

O festival terá refeições, dois almoços e jantares com lugares limitados, workshops para ativistas, debates e palestras sobre veganismo, deporto e saúde, expositores, um documentário e um concerto. Tudo isto com entrada livre.

O evento terá, ainda, vários stands de venda de produtos sem recurso à exploração animal.

Inserido no projeto Braga Vegan, que abraça diversos eventos de veganismo na cidade, como o S. João Vegan ou o Dia Mundial do Veganismo, o festival vegan, apenas divulgado nas redes sociais, conta já com 1800 interessados e pretende ser o maior evento do género em Braga.

O festival terá lugar no espaço Toca, nos antigos cinemas do Bragashopping, e as receitas angariadas através das refeições, cujo valor deverá rondar os 6€, revertem para ações solidárias e projetos que visem a proteção dos animais a implementar em Braga.

As refeições estão a cargo das associações Abandoned Pets e Braga Animal Save, parceiras neste projeto organizado pelo movimento político Braga para Todos.

“Estamos satisfeitas, porque desde o S. João Vegan, que terá a segunda edição este ano, que queríamos fazer algo grande para mostrar o desdobramento do veganismo, ou seja, em dois dias dar ferramentas de ação aos ativistas, mostrar como é fácil ser vegan, proporcionar refeições económicas, ter um espaço para compras, porque Braga ainda tem várias limitações para se adquirir produtos vegan, e ainda através de palestras,  visualização e reflexão de um documentário, justificar porque abolimos os animais da nossa alimentação e como isso pode fazer a diferença no planeta e na vida dos animais”, explica Elda Fernandes do movimento Braga para Todos.

As inscrições para quem tiver produtos para venda e queira adquirir uma banca no festival vegan já estão abertas.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista