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Hospital de Vila Verde com resultados excelentes na gestão de qualidade

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Escrito por Redação

Em finais de fevereiro reuniu o Sistema de Gestão da Qualidade do Hospital da SCMVV, cerca de 25 pessoas – gestores de processo, a fim de debater o Relatório Anual da Revisão pela Gestão.

Da referida reunião, resultou, essencialmente, questões cruciais onde se verifica que, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde disponibiliza a todos os seus colaboradores, uma vasta gama de ações de formação que lhes permite, internamente, frequentar formações de 35 horas anuais, ou mais, caso assim o pretendam, em regime misto pós-laboral e laboral.

Neste sentido, foi sublinhada a necessidade de cativar mais colaboradores para frequência das ações de formação, considerando que, num universo de 630 colaboradores, cerca de 140 não frequentaram ações de formação internas o que faz com que a taxa de cumprimento do Plano Anual de Formação se fixasse nos 73%.

O Departamento de Instalações e Equipamentos da SCMVV foi reforçado, em termos de pessoal, de forma a conseguirmos dar uma resposta mais rápida e eficaz a todos os pedidos. Foram ainda divulgados os resultados do inquérito aos colaboradores, realizado de 2 em 2 anos, cuja taxa de satisfação média se fixou nos 88%.

Por sua vez, a taxa de satisfação dos utentes/doentes e familiares, fixou-se entre 95% a 98%, esta realizada anualmente. Na central de Esterilização do Hospital, a taxa de conformidade dos serviços foi de 96% e no Bloco operatório, registou-se um aumento de cirurgias correspondente a 12%, uma taxa de satisfação e conformidade de cerca de 98%. No internamento particular, a taxa de satisfação registada corresponde a 99%.

A taxa de avaliação de desempenho dos fornecedores, fixou-se entre 86% a 93% e o tempo médio de espera nas Urgências SAP de 22 minutos, com 2/3 médicos sempre em serviço, e frequência média de 150 doentes/dia.

Segundo o provedor e diretor do Hospital, Bento Morais, “o Sistema de Gestão da Qualidade implementado no Hospital da SCMVV, é rigoroso e permite-nos, sistematicamente, avaliar e rever todos os procedimentos internos, em diversas áreas, o que nos permitiu obter e agora manter o Certificado de Qualidade/Conformidade pela empresa SGS, NP EN ISO 9001:2015, no Serviço de Atendimento Permanente, Consultas Externas, Imagiologia, Bloco Operatório, Cirurgia em Ambulatório e Internamento de Cirurgia, Internamento de Medicina, Unidades de Cuidados Continuados Integrados de Longa e Média Duração, Serviços de Suporte à Prática Clínica: Laboratório de Análises Clínicas, Aprovisionamento, Gestão de Pessoas, Gestão de Infraestruturas, Alimentação, Farmácia Hospitalar, Lavandaria e Esterilização”.

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