Desporto Região

Desportos náuticos. 2019 é ano de Wakeboard em Viana do Castelo

Fernando André Silva

“2019 é o ano de maior intensidade de sempre no Wakeboard”. Quem o diz é a nova direção da recentemente criada Associação Portuguesa de Wake (APW), onde praticantes de Wakeboard e Wakeskate organizam competições e dinamizam estas modalidades de desporto náutico.

Puxado por lanchas em cima de uma prancha similar à de Bodyboard, esta modalidade teve origem nos surfistas e bodyboarders que aproveitavam a “boleia” de barcos para atingir velocidade na água.

Segundo Luis Segadães, presidente da nova direção da associação, o ano de 2019 será de um aumento de praticantes e da representatividade do desporto em Portugal, com expansão do calendários de eventos e acesso aos torneios internacionais.

Em todos os eventos ao longo do ano a APW vai proporcionar a 20 crianças das escolas locais estrearem- se no wakeboard de forma gratuita, em evento que começa em Viana do Castelo, seguindo depois para o centro e sul do país.

O calendário de eventos e provas arranca pela primeira vez em Viana do Castelo, no fim de semana de 8 a 10 de junho, com o evento “Feel the Wake in Viana”, no novo sports hotel Feelviana e na marina.

“Vai ser possível experimentar wakeboard de forma gratuita em cable 2.0 e em barco, o novo Super Air Nautique G23”, pode ler-se em comunicado enviado ao Semanário V.

“Um mês depois, a 6 e 7 de julho, na estância de wakeboard em Castelo de Bode [região Centro], o “Wake Fernandaires” vai reunir todos os praticantes no centro geodésico de Portugal.

A APW volta a rumar a norte no final de julho, para mais uma etapa do circuito de wakeboard, com uma festa de boas vindas na baixa do Porto, e outra no dia seguinte na aldeia em Santa Comba (Paredes).

A “Porto Wake Party”, no Fúria Cable Park em Paredes, acolhe ainda a terceira etapa do campeonato nacional de wakeboard em cable e Open Days para experimentar wakeboard de forma gratuita.

Seguem-se datas em Tomar, esta a contar para a WWA Wake Park World Series, Montargil e Abrantes.

A APW está integrada na Federação Portuguesa de Motonáutica.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista