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BRAVAL passa a empresa “intermunicipal” a partir de 2021

(c) Sérgio Freitas
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Escrito por Redação

A empresa de valorização e tratamento de resíduos sólidos, BRAVAL, passará a ser gerida de forma intermunicipal a partir do ano de 2021, deixando o atual sistema multimunicipal, concedido pelo Estado.

Em conferência de imprensa apresentada esta sexta-feira, onde estiveram presentes as autarquias de Braga, Vila Verde, Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vieira do Minho, associadas da empresa, foi indicado que, por alterações de natureza jurídica e término da concessão do atual sistema “multimunicipal”, a mesma passará a ser gerida de forma diferente.

Rui Morais, presidente do Conselho de Administração da BRAVAL, referiu que as seis autarquias passam a assumir uma “nova responsabilidade” através de um “processo de normalidade e de continuidade, associado à necessidade de se desenvolver uma nova natureza societária para a BRAVAL”.

O presidente do CA da BRAVAL esclareceu também que as exigências legais do setor “motivaram a necessidade de transformar a BRAVAL em empresa intermunicipal participada por todos os municípios que fazem parte da atual estrutura acionista”.

Segundo Rui Morais, a BRAVAL passará a integrar um grupo de trabalho constituído pela ERSAR, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a CCDR-N, para desenvolver acções tendentes ao término da concessão do actual sistema multimunicipal.

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, referiu que a BRAVAL “vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos” e que a “valorização e gestão de resíduos potenciou a qualidade de vida das populações”.

O autarca afirmou que a BRAVAL é um “bom testemunho de cooperação supramunicipal” e representa o “compromisso de todas as entidades públicas de servir a população” que “tem registado uma enorme evolução ao longo dos tempos, assumindo-se como um projeto de vanguarda no setor”. Esta nova designação da BRAVAL terá ainda de conhecer a aprovação das Assembleias Municipais dos seis municípios constituintes.

Criada em outubro de 1996, atualmente a BRAVAL constitui-se num sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos, sendo constituída por participações das seguintes entidades: 4,2% do Município de Póvoa de Lanhoso; 5,7% do Município de Vieira do Minho; 5% do Município de Vila Verde; 3,7% do Município de Amares; 2,4% do Município de Terras de Bouro e 79,00% da AGERE – Empresa de Águas, efluentes e Resíduos de Braga, empresa municipal detida a 51% pelo Município de Braga e a 49% por capital privado.

Desde a sua constituição, a BRAVAL passou a abranger uma população de cerca de 300 mil habitantes, produzindo actualmente mais de 120 mil toneladas por ano de resíduos. Em 2018, a BRAVAL recolheu mais de 17 mil toneladas de resíduos recicláveis nos ecopontos existentes na área de abrangência. Este foi um aumento na ordem dos 8%, e que estabelece um novo recorde desde o início desta atividade.

No total, os resíduos valorizáveis: vidro, papel e embalagens, juntamente com a recolha de outros resíduos recicláveis: Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Pilhas e Acumuladores, Círios e Velas e Óleos Alimentares Usados, bem como os pneus usados recebidos, atingiram cerca de 19.209 toneladas.

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