Braga Destaque

Escadas do Bom Jesus entre as dez mais bonitas do mundo

Bom Jesus do Monte, Braga.
Fernando André Silva

O escadório do Bom Jesus do Monte, situado em Braga, está em destaque na publicação italiana TGcom24, sendo considerada uma das dez mais bonitas em todo o mundo.

A distinção já originou reações da Turismo do Porto e Norte de Portugal e do vereador Altino Bessa, com o pelouro do Turismo na Câmara de Braga.

A publicação, que juntou a obra do Bom Jesus a outras nove para formar as 10 maravillhas em todo o mundo, no que a escadórios diz respeito, aponta que este escadório é um exemplo típico do barroco do Norte de Portugal.

“A vida é feita nas escadas, diz o ditado. Mas as escadas não são todas iguais: algumas são autênticas obras-primas de arquitetura, beleza ou até fantasia”, começa por referir a publicação, antes de divulgar a lista das dez escadas “maravilha”.

“É caracterizado pelo contraste visual entre o granito cinzento em que é esculpido e do brilho das paredes brancas de cal”, destacando ainda o santuário, neoclássico, construído por Carlos Amarante entre 1784 e 1811.

Para além deste escadório, a publicação aponta ainda a Piazza di Spagna, em Roma, a Escada Torcida, do Vaticano, ou as escadas da Abadia de Melk, na Áustria, entre outras.

A distinção foi alvo de uma carta enviada pelo Turismo de Porto e Norte à Câmara de Braga, dando conta da publicação, algo a que aquele executivo municipal não ficou indiferente.

Nas redes sociais, Altino Bessa, vereador do Turismo, aponta que Braga continua a andar “pelo mundo”.

“Desta vez num dos sites mais importantes de Itália ‘TGcom24’ com o tema das 10 escadas mais famosas do mundo, e claro lá está o Bom Jesus”, escreveu o vereador.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista