Destaque País

CDS pede ao Governo a implementação de seguros para agricultores lesados pela praga de javalis

© CM Pampilhosa da Serra
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O grupo parlamentar do CDS quer que o Governo elabore um estudo sobre a distribuição territorial da população de javalis em Portugal. O CDS quer, também, a valorização da carne de javali e seguros para culturas agrícolas que abranja estragos com animais selvagens.

Foram entregues dois projetos de resolução no Parlamento, nos quais os deputados do CDS-PP recomendam ao Governo uma promoção da criação de um seguro para os agricultores lesados, bem como um estudo sobre a distribuição da população de javalis em Portugal.

Apelam, ainda, para a criação de um aviso prévio específico para apoio a investimentos na aquisição e instalação de infraestruturas de proteção de culturas agrícolas de ataques de javalis e outras espécies de caça maiores.

De acordo com os deputados do CDS-PP, “dados provisórios recolhidos através de um inquérito lançado pela ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo relativos ao território nacional, permitiram apurar em apenas uma semana prejuízos que ultrapassam 1 M€ em mais 8.000 ha de cultura de milho”.

É ainda pedido ao Governo que se realize a promoção de uma campanha de sensibilização à população e que tome medidas necessárias à promoção da carne de javali, com vista à sua valorização. Além disso, é ainda, pedida uma campanha de informação pública acerca dos perigos e medidas a tomar junto a áreas urbanas, onde se verifica um crescimento das populações de javalis e a caça está proibida, sendo inevitável o contacto do as populações.

“Para além do crescimento generalizado pelo território, um pouco por todo o lado, tem-se assistido a um crescimento particularmente exagerado das populações de javalis junto a áreas urbanas e em parques naturais, zonas onde a caça está proibida”, referem os deputados.

O CDS quer também que sejam implementadas medidas, legislativas ou outras, de forma a delinear estratégias para a elaboração de um plano ágil de redução e controlo a longo prazo da população de javalis.

Os deputados centristas sugerem, ainda, que sejam implementadas medidas, tais como estudos sobre a densidade, dimensão e distribuição de javalis em território nacional, pedindo ao Governo que assegure o financiamento deste estudo.

Face a este crescimento da população de javalis, o CDS alerta para o aumento dos casos de Peste Suína Africana e ao seu alastramento para sul do continente europeu, apelando ao Governo que atualize e intensifique todos os mecanismos de prevenção da doença, nomeadamente nos sectores agrícola e ambiental, utilizando para tal todos os meios ao seu dispor, e que proceda da mesma forma relativamente às zoonoses.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista