Braga Destaque

Braga. Capelas Imaculada e Cheia de Graça vencem prémio internacional de arquitetura

(c) Nelson Garrido
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

As capelas Imaculada e Cheia de Graça, em Braga, venceram o prémio internacional de arquitetura do site ArchDaily, para Edifício do Ano, para arquitetura religiosa.

Os prémios foram anunciados esta terça-feira, depois de duas semanas, nas quais o site recebeu cerca de 80 mil votações. O ArchDaily é um dos mais prestigiados sites de arquitetura do mundo e este concurso já se realiza há 10 anos, com o objetivo de distinguir os melhores projetos arquitetónicos a nível mundial.

Foram apurados 75 projetos para a fase final, sendo que 6 deles eram em Portugal. De seguida foram escolhidos 15 finalistas, tendo as Capelas de Braga vencido o prémio na categoria de arquitetura religiosa. Entre os finalistas estavam edifícios da Bélgica, Índia e Estónia.

A capela Cheia de Graça é um pequeno oratório da capela Imaculada, construída na década de 1949. Estão integradas no interior do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, e são da autoria da Cerejeira Fontes Arquitetos. Os espaços podem apenas ser visitados com marcação prévia.

 

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista