Braga Destaque

Administrador de Braval e AGERE reeleito vice-presidente do PSD/Braga

Rui Morais (c) Mariana Gomes / Semanário V
Fernando André Silva

Rui Morais, administrador da AGERE (Parceria Público-Privada), foi reeleito como vice-presidente da Comissão Política Concelhia de Braga do PSD, no sufrágio ontem vencido pela lista liderada pelo deputado Hugo Soares.

O administrador, que manifestou apoio a Rui Rio nas eleições diretas do PSD, ao contrário de Hugo Soares, que apoiou Santana Lopes, concilia assim funções naquela concelhia partidária com as de figura máxima da PPP responsável pelo ambiente e tratamento de águas no concelho de Braga.

É também presidente da BRAVAL, empresa responsável pelo tratamento de resíduos em diversos concelhos da região do Cávado.

Ao assumir o novo cargo na Braval, Rui Morais deixou de ser administrador executivo na Agere, mas permaneceu na empresa de águas, efluentes e resíduos de Braga desempenhando as mesmas funções que exercia anteriormente.

O social-democrata, de 43 anos, licenciado em Economia, antes de entrar na esfera profissional do setor público, exerceu na carreira funções de gestão no grupo Têxtil Manuel Gonçalves, de Famalicão, e desempenhou funções como economista no Sporting Clube de Braga e na InvestiBraga, uma sociedade de investimentos imobiliários.

Tomou posse como Administrador Executivo da AGERE, a 15 de novembro de 2013, um mês depois do PSD conquistar a Câmara de Braga. Cargo que desempenhou até 31 de dezembro de 2017, passando a administrador “não-executivo” daquela PPP.

Desde 1 de janeiro que é presidente executivo do Conselho de Administração da Braval – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

É também administrador não-executivo da SGEB – Sociedade Gestora de Equipamentos de Braga, S.A. desde 2015.

A AGERE-EM tem um capital social no valor de 39.000.000 €, detido em 51% pelo Município de Braga e em 49% pela GESWATER, S.A, consórcio que engloba as empresas de construção ABB, DST e BragaParques.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista