Destaque Vila Verde

Macau e Vila Verde unidas pela Santa Casa da Misericórdia

© Joaquim Ribeiro
Redação
Escrito por Redação

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde (SCMVV), na pessoa do provedor Bento Morais, recebeu uma comitiva, oriunda da Santa Casa da Misericórdia de Macau, que visitou as instalações da instituição em Vila Verde e ficaram “fascinados com a dimensão da mesma”.

Assistiram ainda a um ensaio do Coro da SCMVV, expressando “gratidão e reconhecimento pelo acolhimento”. Os elogios foram muitos ao Coro da Santa casa de Vila Verde que lhes apresentou música portuguesa como nota de boas-vindas. Seguiu-se uma visita ao Hospital, ERPI, Infantário, colégio e pastelaria da Misericórdia, onde puderam conhecer melhor as instalações de toda a instituição.

A comitiva esteve acompanhada pelo presidente da União das Misericórdias Portugueses Manuel Lemos, pelo presidente da Assembleia Geral da UMP Silva Peneda e ainda pela presidente da Assembleia Geral da Misericórdia de Macau e um dos mesários daquela instituição.

A Misericórdia de Macau tem uma importância vital na comunidade portuguesa local. Os seus membros são todos portugueses e católicos e, na sua esmagadora maioria, naturais de Macau. Desde o estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau que a Santa Casa adoptou uma série de medidas de fundo para se adaptar aos novos tempos. Entre estas, destacam- se a renovação total das suas instalações de serviço social, a criação de uma creche bilingue, de um centro de convívio e de um núcleo museológico.

A Santa Casa possui uma ampla gama de instalações de serviço social bem apetrechadas, tais como o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, a Creche da Santa Casa da Misericórdia e o Centro de Reabilitação de Cegos. Mas a assistência da Santa Casa aos idosos de Macau já data de há mais de cem anos. O antigo asilo, conhecido popularmente por Albergue das Velhotas e que outrora funcionou como casa de refúgio para mulheres sem lar, foi restaurado, respeitando a traça dos anos 20, e é hoje um dinâmico espaço cultural da Santa Casa.

“Em representação da Misericórdia de Vila Verde, sinto-me honrado com a visita da comitiva da Misericórdia de Macau e também do Dr. Manuel Lemos e o Dr. Silva Peneda. Honra-nos saber que o nosso trabalho é reconhecido. É graças a uma equipa fantástica que conseguimos crescer e ser um importante motor de desenvolvimento de Vila Verde. Estou orgulhoso”, refere Bento Morais provedor da Santa Casa de Vila Verde

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação