Destaque Região

Vem aí um observatório natural no Gerês para quem gosta de ver estrelas

Foto: Borealis on trekking
Redação
Escrito por Redação

Vem aí um local especial para quem gosta de ver estrelas, e situa-se em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. A nova “Dark Sky Reserve” situa-se na Porta do Mezio, à entrada do PNPG pelo concelho de Arcos de Valdevez, e permite que os utilizadores desfrutem do céu escuro sem qualquer tipo de iluminação artificial ao redor.

Segundo a Câmara de Arcos de Valdevez, que apoia a criação deste novo observatório, esta ação visa promover o ecoturismo e a proteção da habitats noturnos que sejam ideias para a a prática da astronomia profissional e amadora. Serve também para alertar para a preservação e reconhecimento dos céus escuros como um “recurso valioso”.

“Atualmente, as populações citadinas raramente têm a oportunidade de observar a galáxia devido ao aumento da poluição luminosa. Graças a este projeto, passará a existir um espaço privilegiado para a observação de astros e estrelas em pleno coração do Minho, presenteando os visitantes com uma oportunidade única e inigualável de desfrutar de todas as maravilhas que orbitam nos céus da nossa galáxia”, adianta aquele município.

A ARDAL está a desenvolver o projeto que deverá ser implementado até ao final deste de 2019 e encontra-se incluído no programa “Norte 2020 Património Natural”.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação