Braga Destaque

Altice Forum Braga acolhe exposição sobre Sophia de Mello Breyner Andresen

Redação
Escrito por Redação

De 24 a 31 de março, o Altice Forum Braga acolhe a exposição fotográfica e documental ‘Pour Ma Sofie’, elaborada a partir da biblioteca pessoal de Sophia de Mello Breyner Andresen, com conceção da artista russa Oxana Lanin e curadoria de Martim Sousa Tavares. A entrada na exposição é livre.

Esta exposição pretende dar a conhecer o que guardavam os livros, os objetos que se revelaram ao folhear as páginas e que terminam de contar a história dos livros. Para além de abundante poesia e prosa em folhas soltas, encontramos lembranças das viagens.

Dentro destes livros guardava-se fragmentos de toda a sua vida, como fotografias, postais enviados e não enviados, esquissos de museu, bilhetes com moradas de escritores, como Ramos Rosa, Alberto de Lacerda, Amos Oz, ou o telefone de Luís Miguel Cintra inscrito numa cópia de Hamlet.

Revela, também, uma carta escrita a Jorge de Sena que nunca chegou a enviar, assim como outras que recebeu.

A exposição está integrada no programa “Poesia ao Centro”, que se trata de uma iniciativa do Município de Braga que assinala o Dia Mundia da Poesia.

No fim de 2019, estes achados vão juntar-se ao espólio que se encontra na Biblioteca Nacional de Portugal, onde poderão ser devidamente catalogados e interpretados.

 

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação