Braga Vila Verde

Nova via de peregrinos que passa em Vila Verde apresentada em Santiago de Compostela

Caminhada Braga - Muxia © FAS / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

A “Via Mariana”, novo caminho para peregrinos que une os santuários de devoção mariana entre Sameiro e Muxia, na Galiza, será apresentada oficialmente em Santiago de Compostela no próximo dia 23.

Este novo trilho, a cargo da Associação de Amigos da Via Mariana, tem início no santuário do Sameiro, em Braga e passa por várias freguesias de Vila Verde [Prado, Carreiras, Ribeira do Neiva, Vade e Aboim da Nóbrega]. Para o criarem, os voluntários “desmataram” antigos trilhos que não eram percorridos há mais de 50 anos em algumas freguesias do percurso, sobretudo no lado galego. Recorde-se que esta via foi apresentada oficialmente em Portugal no passado dia 14, em conferência de imprensa no santuário do Sameiro.

A Via Mariana nasce a partir do santuário do Sameiro, em Braga pela vontade desta associação composta por elementos galegos e minhotos que pretendem valorizar as áreas rurais galegas e recuperar partimónios únicos que se encontram abandonados e esquecidos, para além de unirem as nove principais rotas marianas da região.

A rota parte do santuário do Sameiro, passa na Sé de Braga, e dirige-se para Prado, seguindo. pelo concelho de Vila Verde até Goães, em Ribeira do Neiva, onde se encontra um albergue de peregirnos que acolherá os caminheiros ao fim do primeiro dia da rota. Segue depois por Duas Igrejas, Godinhaços, Codeceda, Portela do Vade, terminando em Aboim da Nóbrega, onde o Parque de Campismo local será o segundo ponto de dormida. Segue depois pelo concelho de Ponte da Barca até à Senhora do Livramento, passa em Arcos de Valdevez, no Soajo, terminando no segundo templo mariano da rota – Senhora da Peneda. Passa depois a fronteira seguindo até Santiago de Compostela, terminando em Múxia, a 25 quilómetros de Finisterra, local habitual onde os usuários da rota jacobeia terminam a peregrinação.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação