Destaque Vila Verde

Vila Verde. Bombeiros dão exemplo e comunicam queimadas à Câmara e ao ICNF

Comunicação ao ICNF (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

A lei que obriga cidadãos a comunicar previamente qualquer queima de sobrantes ou queimada de maior dimensão também está a ser cumprida pelas forças de proteção civil.

Esta manhã, os Bombeiros de Vila Verde procederam a uma queima de sobrantes e a uma queimada controlada na freguesia de Godinhaços, concelho de Vila Verde, efetuando previamente a comunicação das mesmas às entidades competentes [ICNF e Câmara Municipal].

Luís Morais, comandante em exercício dos BVVV, salienta que os bombeiros não estão isentos desta comunicação prévia que pode evitar dissabores aos proprietários caso o fogo se descontrole.

“Houve uma ação de silvicultura e foi deixado o terreno com amontoados de sobrantes com pouca quantidade e com algum espaçamento”, refere, apontando que “os montes foram queimados um a um”.

“Houve também uma operação de fogo controlado para limpar a área de sobrantes adjacente à Unidade Local de Formação e uma queima controlada numa área de cerca de 2.000 metros”, explica.

Apesar de sermos uma associação de bombeiros, comunicamos através do 800 200 520 esta operação, quer queima de sobrantes, quer queimada, para que as autoridades tivessem conhecimento do que estávamos a executar. Se achamos que isto deve ser exemplo à população? Claro que sim. Não estamos acima da lei”.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista