Amares

Amares cria prémio literário Francisco Sá de Miranda no valor de 7.500 euros

Redação
Escrito por Redação

A Câmara Municipal de Amares apresentou hoje, no Dia Mundial da Poesia, o Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda.

Trata-se de uma homenagem ao escritor português que renderá ao vencedor o prémio pecuniário de 7.500 euros e destina-se a autores lusófonos com obras publicadas na modalidade de poesia.

Com uma periodicidade bienal, o Prémio Literário Francisco Sá de Miranda tem como missão incentivar a criatividade literária e o gosto pela criação na modalidade de poesia.

Na apresentação do Prémio, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, realçou que a atribuição do nome de Francisco de Sá de Miranda “é um reconhecimento justo por este grande escritor que escolheu Amares para viver” e que esta é, também, uma aposta cultural do Município, que considera a cultura “um pilar de enriquecimento e afirmação do território”.

Sérgio Guimarães de Sousa, presidente do júri do concurso, frisou que “no contexto da literatura nacional, Francisco Sá de Miranda foi das figuras maiores da literatura nacional”. Além de Sergio Sousa, o júri será composto por uma professora da Universidade de Aveiro e um representante do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Amares.

O regulamento está disponível no website do Município e as candidaturas deverão ser entregues até ao dia 23 de abril.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação