Ponte de Lima

Ponte de Lima investe cerca de 3 milhões de euros nos sistemas de distribuição de água

© DR
Redação
Escrito por Redação

No contexto da agregação dos sistemas municipais de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas no Alto Minho, o Município de Ponte de Lima aprovou, em reunião da Câmara Municipal, um investimento de cerca de 3 milhões de euros destinados aos sistemas de distribuição de água.

Em comunicado, o Município de Ponte de Lima refere que foram aprovadas um conjunto de intervenções relativas à remodelação das redes, bem como à aquisição de equipamentos de monitorização e controlo  com vista à redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água.

Ainda de acordo com o município, estes investimentos, que irão ser concretizados futuramente pela Águas do Alto Minho, foram submetidos para efeitos de financiamento no âmbito do Aviso POSEUR-12-2018-18 (Portugal 2020).

A autarquia acredita que este investimento irá promover a otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas.

Em comunicado, é salientado, ainda, a importância desta redução de perdas nos sistemas, devido à escassez cada vez maior de água.

“A atuação neste domínio, levará a acréscimos de eficiência, não apenas através da redução de perdas de água, mas também da energia utilizada na respetiva produção e transporte, estabelecendo-se desta forma uma melhor relação custo-benefício face ao investimento necessário”, concluí a autarquia.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação