Braga Destaque

Rancho de Adaúfe e INEM ensinam manobras de Suporte Básico de Vida

© Facebook Rancho de Adaúfe
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O Rancho Folclórico de Adaúfe, em parceria com o INEM, vai realizar uma ação de Mass Training SBV (Suporte Básico de Vida) sob o tema “Se um coração parar de bater… Sabe o que fazer?”.

A iniciativa organizada pelo Rancho Folclórico de Adaúfe e levada a cabo pelo INEM realiza-se no próximo dia 30 de março, na Escola de Palmeira.

“É uma ação gratuita cujo principal objetivo é atingir um maior número de pessoas e que, efetivamente, todas as pessoas saibam fazer Suporte Básico de Vida. Esta é uma das condições pelas quais o INEM se disponibiliza a fazer este tipo de ações”, referiu Jorge Cerqueira, secretário do Rancho de Adaúfe, ex-bombeiro e autor desta ideia.

Trata-se de uma ação de sensibilização, informação e formação, desenvolvida pelo INEM, que é destinada a todos os interessados, com o objetivo de alertar para a importância de ligar o 112, mas, de igual modo importante, saber prestar toda a ajuda necessária face a uma situação de emergência.

Por cada 10 formandos vai existir um formador especializado em Emergência Pré-hospitalar e um manequim, no qual as pessoas irão aprender a fazer o Suporte Básico de Vida, Obstrução da Via Aérea e Posição Lateral de Segurança.

A ação promovida pelo INEM pretende ensinar a iniciar um pré-socorro, como manobras de desobstrução da via aérea, posição lateral de segurança e suporte básico de vida precoce, com ênfase nas compressões torácicas.

A paragem cardiorrespiratória é um acontecimento súbito, que constitui uma das principais causas de morte em todo o mundo. Desta forma, o Suporte Básico de Vida ajuda a aumentar a probabilidade de sobrevivência da vítima, consistindo em duas ações: compressões torácicas e ventilações.

A finalidade desta iniciativa é criar um bom exemplo de cidadania na população e fazer com que cada um seja capaz de assegurar as diferentes fases de sobrevivência, que passam pela deteção, o alerta e o pré-socorro, e assim executar manobras do SBV.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória. As ações terão lugar em dois horários distintos, distribuídos pela manhã e tarde.

Será entregue a todos os participantes uma declaração de participação elaborada pelo INEM.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista