Braga Destaque

Marcelo inaugura nova fábrica da Bosch em Braga com protesto de enfermeiros

Foto: DR
Fernando André Silva

Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou esta manhã as novas instalações da empresa alemã Bosch, ampliadas da Bosch Car Multimédia, sediadas na freguesia de Lomar, em Braga.

Durante a visita, o presidente anunciou que aquela multinacional ligada aos componentes eletrónicos irá criar mais 500 postos de trabalho em Portugal, 300 dos quais em Braga.

Marcelo referiu mesmo que, em Portugal, os trabalhadores “são os melhores do mundo”, mas confessou que é preciso fazer “muito mais” pela qualificação dos trabalhadores.

“Eu pergunto-me: mas não era isso que deveriam esperar? Não somos nós os melhores dos melhores do mundo? Com todo o respeito pelos nossos amigos alemães e também espanhóis, nós portugueses somos os melhores e, por isso, não admira que aqui estejam os melhores a fazer o melhor. Para mim, não é surpresa. Se não fôssemos os melhores, eu não tinha tanto orgulho quanto tenho em ser Presidente de todos os portugueses”, afirmou.

O Presidente da República disse ainda ser necessário “fazer muito mais por essa qualificação no nosso país”, referiu.

“Não importa a incerteza, o pior que podíamos fazer era ficar à espera do que acontecesse”, referiu, apelando à determinação e à decisão para ultrapassar as dificuldades.

Os novos edifícios da Bosch Car Multimédia têm uma área de 21 mil metros quadrados, significaram um investimento de 38 milhões de euros e albergam 700 trabalhadores.

À chegada à empresa, Marcelo tinha à porta uma pequena manifestação de enfermeiros, com cartazes onde se lia “Os enfermeiros não precisam de afectos, precisam de reconhecimento. 14 anos de serviço igual a zero de progressão”.

Experimentou ainda, um dos novos modelos autónomos que aquela empresa tem vindo a desenvolver.

* Com Lusa

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista