Braga

Marcelo Rebelo de Sousa na comissão de honra da 1.º Masterclass de Dor do Minho

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O Hotel Vila Galé Collection Braga recebe, no próximo dia 30 de março, o primeiro Masterclass de Dor do Minho.

Este congresso é pioneiro na discussão da temática da dor, que pretende reforçar a importância do estudo da dor e da urgência do apoio a pessoas que sofram de dor.

A comissão de honra deste evento inclui o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o bastonário da ordem dos Médicos, Miguel Magalhães, entre outros profissionais de saúde.

Durante a manhã será abordada a temática da Epidemiologia, bem como a sua caracterização e fisiopatologia da dor.

À tarde, com início às 14h00, o programa médico vai abordar a terapêutica da dor aguda e da dor crónica, a dor como doença e serão, ainda, discutidos alguns casos. Ainda durante a tarde, será discutida a dor em cuidados paliativos e a consulta de dor nos cuidados de saúde primários.

À mesma hora realiza-se o programa de enfermagem, onde se destaca uma abordagem acerca do papel dos enfermeiros na prestação multidisciplinar de cuidados paliativos, bem como um segmento acerca de Neuropatia Diabética.

O Masterclass é uma iniciativa levada a cabo por um grupo de médicos e enfermeiros de família, cuja comissão organizadora é constituída por profissionais de saúde da ACeS Cávado I.

Esta iniciativa está direcionada a médicos especialistas e internos de medicina geral e familiar, assim como enfermeiros, restantes médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários, médicos e enfermeiros em geral, estudantes de Medicina, Enfermagem e outros profissionais de saúde.

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista