Braga Destaque

UMinho vai homenagear a professora catedrática Estelita Vaz

Prof. Estelita Vaz
Redação
Escrito por Redação

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) vai homenagear esta sexta-feira, dia 29, a professora catedrática aposentada Estelita Vaz, no âmbito do 5º Encontro do Minho de Física Matemática.

Esta iniciativa, organizada pelo Centro de Matemática da UMinho, é dedicada a temas relacionados com a Teoria da Relatividade Geral.

Estelita Vaz licenciou-se em Matemática Aplicada na Universidade de Coimbra e doutorou-se em Matemática Aplicada na Universidade de Hull (Reino Unido), em 1982, na sequência de trabalho de investigação dirigido à resolução de problemas propostos pela Relatividade Geral.

Esta foi a sua linha de investigação dominante, cujos resultados estão publicados em revistas internacionais da especialidade. Ingressou em 1979 na UMinho, onde desempenhou várias funções de gestão, incluindo a presidência da ECUM, a direção do CMAT, a coordenação da licenciatura e do mestrado em Matemática e o envolvimento na criação de vários cursos de graduação e pós-graduação.

A sessão de abertura conta com as intervenções do reitor Rui Vieira de Castro, do pró-reitor para a Investigação e Projetos, Filipe Vaz, da presidente da ECUM, Manuela Côrte-Real, além da homenageada Estelita Vaz.

O programa prossegue com a palestra “Some properties of pp-and plane waves in general relativity theory”, proferida por Graham Hall, da Universidade de Aberdeen (Reino Unido), prolongando-se ao longo do dia com um conjunto de oradores prestigiados.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação